Reabilitação: quase metade das casas de Lisboa e Porto precisa de obras

07-07-2014 14:51

 

07 Julho 2014, 8:33

parque imobiliário do país está muito degradado: a nível nacional, 27% das habitações precisam de obras e, em Lisboa e no Porto a taxa é de 43%. No total, há 918 mil edifícios em Portugal a necessitar de reparações e mais de um terço destes está em mau estado. Estas são as conclusões de um estudo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEUP).

Para reabilitar os mais de 900 mil edifícios de habitação que necessitam de ser reparados seria necessário investir 38 mil milhões de euros, estima o estudo da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AIC- COPN) realizado pela FEUP e citado pelo Jornal de Notícias.

Uma das causas para esta degradação mais acentuada é a elevada idade média dos edifícios nestes municípios: 62 e 61 anos, respectivamente. O trabalho da FEUP estima que seriam necessários 3,2 mil milhões para reabilitar as casas da capital e 1,3 mil milhões de euros para reabilitar todas as casas da invicta.

Afastando um pouco mais o olhar, no Grande Porto detectam-se  59 mil edifícios nestas condições; na Grande Lisboa, 45 mil, diz o Jornal de Notícias. Mas é na zona central da Área Metropolitana do Porto, nas freguesias bem no coração da Invicta, que se concentram, simultaneamente, as maiores carências qualitativas em termos de habitação, os edifícios mais antigos, a população mais idosa e a maior proporção de alojamentos vagos.

Escrito por idealista